Alunos

Doutorado:

Davi Benedito de Oliveirafoto Davi

Atualmente, em meu doutorado, dou seguimento à linha de pesquisa iniciada no mestrado envolvendo a produção do bioproduto goma xantana por Xanthomonas campestris pv. campestris geneticamente modificada. Tenho interesses empreendedores e acredito que os projetos de pesquisa não devem morrer no laboratório. Adoro jogos de raciocínio, principalmente o xadrez. Sou apaixonado por animais e vegetariano.

Formação: 
Graduado em Engenharia de Bioprocessos – Universidade Federal de Itajubá (2018)
Mestre em Engenharia Química – Universidade Federal de São Carlos (2021)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Josivan de Sousa Cunhafoto Josivan

Trabalha com processos biotecnológicos, produção e caracterização de enzimas obtidas via fermentação submersa, processos de extração, bioinformática e estudos in silico. Atualmente, no doutorado, desenvolve trabalho com ênfase em Biologia molecular, Engenharia metabólica e Bioprocessos.

Formação: 
Graduado em Hotelaria – Universidade Federal do Maranhão (2006)
Graduado em Engenharia Química - Universidade Federal do Maranhão (2015)
Mestre em Engenharia Química – Universidade Federal de Alfenas (2017)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Juliana Passamani Sandrifoto Juliana

Atualmente aluna de doutorado. Trabalha com bioprocessos visando o desenvolvimento de processo integrado para a produção de etanol de primeira e segunda geração (1G/2G). Seus estudos envolvem a utilização de melaço e hidrolisados de bagaço de cana-de-açúcar e linhagem de levedura não recombinante em consórcio com enzima xilose isomerase. 

Formação:

Graduada em Engenharia Química- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017)
Mestra em Engenharia Química- Universidade Federal de São Carlos (2019)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Mestrado:

José Davi dos Santos Nevesfoto Jose Davi

Nasceu e cresceu no interior da Paraíba, onde fez sua graduação. Em 2021 iniciou o curso de mestrado na UFSCar onde atualmente trabalha com a produção de fenazinas a partir de linhagens recombinantes de Escherichia coli. As fenazinas são moléculas que compõem uma classe de pigmentos naturais com potencial aplicação em diversas áreas, como no desenvolvimento de fármacos, biopesticidas, construção de biossensores, entre outros, desta forma contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável para o planeta.

Formação:

Graduado em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos - Universidade Federal de Campina Grande (2020)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Márcio Daniel Nicodemos Ramosfoto Marcio

Em seu mestrado, desenvolve trabalho que aborda a temática do Bioprocessamento Consolidado para a produção de etanol 2G. Utiliza uma linhagem de Saccharomyces cerevisiae recombinante de alta eficiência, a qual é capaz de secretar sete enzimas hidrolíticas. Assim, busca contribuir para o desenvolvimento da ciência no contexto da Biorrefinaria.

Formação:

Graduado em Engenharia de Bioprocessos – Universidade Federal de Itajubá (2020)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Raquel Salgado Batistafoto Raquel

Engenheira Química pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e, atualmente, mestranda em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, na qual trabalha com pesquisas em engenharia genética e Bioprocessos. Seu projeto atual é “otimização da produção do ácido 3-hidroxipropiônico por Escherichia coli via engenharia metabólica e de processos”.

Formação: 

Graduada em Engenharia Química - Universidade do Leste de Minas Gerais (2019)

Currículo Lattes: Link do Lattes

Iniciação Científica:

Ana Paula Moraes Luperni Hortafoto Ana Paula2

Sou aluna do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na UFSCar, e tenho interesse em áreas variadas, sendo elas: genética molecular, biologia da conservação e biologia marinha. Atualmente, estou desenvolvendo um projeto de iniciação científica sobre a construção de linhagens geneticamente modificadas de E. coli para produção sustentável do corante natural azul indigoidina.

Currículo Lattes: Link do Lattes

Vitor Leonel Pantaleãofoto Vitor

Graduando em Engenharia Química na Universidade Federal de São Carlos, onde ingressou em 2019. Atualmente, está envolvido com um projeto de iniciação científica cujo tema é a produção heteróloga de fenazina-1-ácido carboxílico a partir de culturas de Escherichia coli. Suas áreas de maior interesse são engenharia bioquímica e simulação e controle de processos.

Currículo Lattes: Link do Lattes

foto Maria ClaraMaria Clara Sertori

Aluna do curso de Engenharia Química na UFSCar, no qual ingressou em 2019. Suas áreas de interesse são Engenharia Bioquímica e Engenharia de Bioprocessos, e atualmente está desenvolvendo uma IC sobre o Bioprocessamento Consolidado da palha da cana-de-açúcar para produção de etanol 2G a partir de enzimas produzidas por uma levedura recombinante.

Currículo Lattes: Link do Lattes