Ex-alunos
Doutorado:
Josivan de Sousa Cunha
Trabalhou com processos biotecnológicos, produção e caracterização de enzimas obtidas via fermentação submersa, processos de extração, bioinformática e estudos in silico. No doutorado, desenvolveu trabalho com ênfase em Biologia molecular, Engenharia metabólica e Bioprocessos.
Formação:
Graduado em Hotelaria – Universidade Federal do Maranhão (2006)
Graduado em Engenharia Química - Universidade Federal do Maranhão (2015)
Mestre em Engenharia Química – Universidade Federal de Alfenas (2017)
Juliana Passamani Sandri
Trabalhou com bioprocessos visando o desenvolvimento de processo integrado para a produção de etanol de primeira e segunda geração (1G/2G). Seus estudos envolveram a utilização de melaço e hidrolisados de bagaço de cana-de-açúcar e linhagem de levedura não recombinante em consórcio com enzima xilose isomerase.
Formação:
Graduada em Engenharia Química - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017)
Mestra em Engenharia Química - Universidade Federal de São Carlos (2019)
Doutora em Engenharia Química - Universidade Federal de São Carlos (2023)
Mestrado:
Márcio Daniel Nicodemos Ramos
Em seu mestrado, desenvolveu trabalho que aborda a temática do Bioprocessamento Consolidado para a produção de etanol 2G. Utilizou uma linhagem de Saccharomyces cerevisiae recombinante de alta eficiência, a qual é capaz de secretar sete enzimas hidrolíticas, buscando contribuir para o desenvolvimento da ciência no contexto da Biorrefinaria.
Formação:
Graduado em Engenharia de Bioprocessos – Universidade Federal de Itajubá (2020)
Mestre em Engenharia Química - Universidade Federal de São Carlos (2023)
Raquel Salgado Batista
Engenheira Química pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos. No mestrado, trabalhou com pesquisas em engenharia genética e Bioprocessos, para otimização da produção do ácido 3-hidroxipropiônico por Escherichia coli .
Formação:
Graduada em Engenharia Química - Universidade do Leste de Minas Gerais (2019)
Mestra em Engenharia Química - Universidade Federal de São Carlos (2022)
Iniciação Científica:
Maria Clara Sertori
Aluna do curso de Engenharia Química na UFSCar, no qual ingressou em 2019. Suas áreas de interesse são Engenharia Bioquímica e Engenharia de Bioprocessos, tendo desenvolvido uma IC sobre o Bioprocessamento Consolidado da palha da cana-de-açúcar para produção de etanol 2G a partir de enzimas produzidas por uma levedura recombinante.