Biopolímeros

Goma xantanaplaca Xanthomonas

A goma xantana é um polissacarídeo sintetizado por bactérias do gênero Xanthomonas, e apresenta diversas aplicações industriais, como na produção de alimentos, cosméticos e extração de petróleo, entre outras. Não há produção nacional do composto e, por isso, o Brasil segue dependendo de importações de grandes quantidades do biopolímero.

Atualmente o desenvolvimento de processos de produção da goma tem sido direcionado para a otimização de fatores como meios de cultivo, condições operacionais e tecnologias para recuperação do composto de interesse. No entanto, parte chave desse processo é o desenvolvimento de linhagens otimizadas. Nesse sentido, em colaboração com os professores Marcelo Ribeiro (DEQ/UFSCar) e Maria Teresa Novo-Mansur (DGE/UFSCar), identificamos, a partir de análises de bioinformática, alvos genéticos com potencial para otimizar a produção de goma xantana por X. campestris.

Com base nas análises in silico, as linhagens modificadas geneticamente foram construídas e confirmaram as previsões do modelo utilizado. Atualmente, estudos adicionais estão em andamento em nosso laboratório para avaliar o desempenho das melhores linhagens em diferentes condições de processo.